Skip to content
Significado dos Sonhos: Sonhar do A ao Z!

Sonhar com Orixás

Sonhar com orixás não costuma ser um sonho muito comum mas se você sonhou com eles ou e está querendo saber o que significa, veio ao lugar certo.

Se fossemos resumir, orixás seriam os deuses africanos, da mesma forma que os deuses do Olimpo são os deuses da Grécia antiga.

Fazendo parte da mitologia e religião dos yorubás, povo da Nigéria, a história dos orixás acabou se espalhando pelo mundo por conta do transporte de negros como escravos, e criou religiões como candomblé, aqui no Brasil, e santeria, em Cuba.

sonhar com orixas o que significa

Em maiores detalhes, orixás são representações de forças da natureza e cada um possui uma função e modo de agir bem distintos.

No Brasil, muitas vezes o conjunto das religiões afro e seus orixás e entidades são resumidos com o termo “macumba”, mas tudo é mais rico que isso. Aqui, conhecemos poucos deles, mas para os yorubás (ou iorubas), existem mais de 400 deuses e muita riqueza em detalhes de toda a crença e mitologia envolvendo orixás.

Para algumas religiões eles são considerados demoníacos, mas te convidamos aqui a ter uma outra visão sobre eles.

🤓 Quer conhecer mais os orixás?  Veja a seguir.

História dos orixás

A história dos orixás é tão antiga quanto à África. Suas origens podem mudar um pouco de acordo com o local e demais religiões africanas. No Brasil, essas religiões se espalharam por cada Estado e criaram as religiões afro-brasileiras, na qual candomblé e umbanda são as mais conhecidas.

Quando os negros africanos foram trazidos ao Brasil, forçados a trabalhar como escravos, trouxeram com eles uma rica cultura que influenciou cada setor da nossa sociedade. Como não podiam praticar sua religião em público, por ser considerado algo demoníaco, foram buscando referências brasileiras que poderiam ser agregadas aos seus costumes, como usar a imagem de santos que possuíam histórias próximas a dos respectivos orixás para representá-los. Por isso, candomblé é considerado uma religião afro-brasileira.

Do candomblé, nasceu a umbanda, que também é uma mistura de catolicismo e espiritismo kardecista.

sonhar com santo de umbanda

No candomblé, os orixás não são bons nem maus e nenhum deles é superior ao outro. Já para a umbanda, existe uma hierarquia de espíritos mais ou menos evoluídos.

Segundo a tradição os orixás viveram há muito tempo atrás, tendo origem nos ancestrais dos clãs africanos, e então alcançando o título de deuses há mais de 5.000 anos. Acredita-se que tenham sido homens e mulheres admirados por suas habilidades ou conhecimento, capazes de manipular as forças da natureza, ou de levar para o grupo algum tipo de sabedoria para a sobrevivência, como a caça, pesca, uso de utensílios e cultivo de plantas que poderiam servir para alimentação ou remédios.

Na religião Yorubá o inicio do mundo tem grandes participações. Existe Olodumaré, que é o grande ser do universo que criou tudo que existe e que deu origem ao céu e a terra e aos primeiros orixás, como Exú, Oxalá e Nanã, assim como Obatalá (céu) e Odudua (terra).
Oxalá foi quem ganhou o saco da criação de seu pai, porém, numa briga com Exú, foi vitima de uma brincadeira e acabou bêbado, sem condições de cumprir sua tarefa. Foi então que seu irmão Odudua pegou o saco e começou a dar início ao mundo. Por fim, quando acordou, Oxalá reclamou com seu pai que o permitiu modelar o material para criar o homem, o que só conseguiu por receber a ajuda de sua irmã Nanã, que lhe presenteou com o barro do fundo do lago onde morava.

Com o inicio do povoamento da Terra, muitos orixás foram responsáveis por criar vida. Nas lendas, algumas histórias se misturam com outras. Exú é afirmado como irmão de Ogum, apesar dos pais diferentes. Da união entre Odudua e Obatalá teria nascido Iemanjá e Aganju. De Iemanjá com Odudua, nasceu Ogum. Da união de Iemanjá com Oxalá, Oxum e Oxossi. Já Xangô aparece algumas vezes como filho, outras como marido, de Iemanjá. Assim, outras tantas origens foram sendo entrelaçadas.

É por isso que a história dos orixás é tão rica e tão estudada e analisada até hoje, ganhando tantas nuances quanto outras mitologias mais conhecidas, como a grega.

Assim como os deuses da Grécia antiga, os orixás também não se encaixam no padrão de perfeição dos santos cristãos. Todos eles possuem qualidades e defeitos humanos, como orgulho, ira, ciúmes, etc. Ainda assim, todos eles trabalham para o bem das pessoas.

Algumas de suas características são associados aos elementos da natureza, como fogo, ar, água e terra, tal qual pessoas que nascem sob a regência de um signo.

Originalmente, no continente africano, existem mais de 200 orixás. No entanto, aqui no Brasil cultuamos apenas 12. Isso tudo por conta do processo de apagamento histórico e cultural na época da escravidão.

Segundo a tradição, cada pessoa possui um orixá de proteção e, com isso, acaba ganhando alguns traços de sua personalidade.

Além dos orixás, existem as entidades ancestrais, que se tratam de espíritos de pessoas que viveram há muitos anos e, ao morrer, se tornaram seres tão iluminados que conseguem ajudar pessoas com seus problemas. Um exemplo disso são as entidades da umbanda de índios, caboclos, pretos-velhos, erês, marinheiros, gaúchos, baianos, boiadeiros, capoeiristas, etc.

sonhar com espirito entidade preto velho caboclo marinheiro gaucho baiano crianca

Além deles, existem também os exus e pombas-gira, que são entidades de uma outra frequência espiritual, mas que também trabalham para o bem.

No Brasil, os orixás mais conhecidos são Ogum, divindade guerreira; Oxossi, orixá das caças, florestas, animais e do sustento; Omulu, poderosa divindade responsável pelos poderes de cura e doença; Xangô, senhor da justiça; Iemanjá, Rainha do Mar e mãe de todos os orixás, ligada à fecundidade; Oxum, deusa do amor e da prosperidade; Iansã, orixá guerreira, senhora das almas e dos ventos e tempestades e Oxalá, o grande orixá da criação.

Por tanto, sonhar com orixás traz toda essa importante história junto. Agora, vamos saber o que esse sonho traz de mensagem? Saiba como interpretar  seu sonho 🤓.

O Que Significa Sonhar com Orixás?

sonhar com entidade de macumba

Dependendo de sua opção religiosa, sonhar com orixás pode ser algo assustador, mas afirmamos que não tem nenhum problema nisso.

Aqui, daremos os significados gerais que possa ter em seu sonho. Te convidamos a descobrir uma outra forma de ver essas divindades.  No entanto, se for algo que vai contra todas as suas crenças, compreendemos. Nesse caso, o que aconselhamos é que converse com o líder espiritual de sua preferência e verifique se pode existir um significado especial, ou até mesmo uma oração, que possa te tranquilizar.

Agora, se esse não é seu caso e você quer saber mais a fundo os significados de sonhar com orixás, saiba que está no lugar certo.

Sonhar com orixás fala de várias coisas. Uma delas é que sua intuição está bem aflorada e você está começando a captar o que se passa ao redor de você. Aproveite esse momento para tentar exercer o seu melhor lado, para que a mesma atitude boa retorne.

Entenda que exercer o bem é a melhor forma de ter o bem em sua vida, e a presença dos orixás mostra que você está indo num caminho correto de evolução, por isso continue dessa forma e terá muita energia positiva vibrando em sua vida.

Também, saber qual o orixá que apareceu no seu sonho é importante para um melhor entendimento de seus detalhes, assim como lembrar de como foi a sua atitude no sonho.

Vamos ver mais detalhes para seu sonho?

Sonhar com orixás se apresentando como seu protetor ou te protegendo

Sonhar com orixás te protegendo significa que é  muito provável que esse sonho tenha a intenção de lhe entregar uma mensagem desse orixá para você. Pode ser que você esteja ganhando sua proteção, ainda que esse não seja seu orixá, ou talvez você esteja precisando de alguma característica desse orixá. Será a doçura de Oxum? A força de Iansã e Ogum? Será que você está pedindo a justiça de Xangô?

Além disso, como você se sentiu no sonho? Sentiu paz ou sentiu medo? Talvez esse orixá tenha vindo para lhe repreender de alguma forma, por alguma coisa errada que fez.

De toda forma, talvez seja interessante acender uma vela e fazer uma oração para esse orixá.

Sonhar com orixás fazendo uma cobrança

Sonhar com orixás brigando com você pode ter um significado um pouco diferente dependendo de sua religião.

Se você for praticante de alguma religião afro, o interessante nessa situação seria consultar algum dos seus guias para descobrir a origem da cobrança. No entanto, se você não tem intimidade com essa religião, mas mesmo assim teve esse sonho, saiba que talvez exista algo que você pode ter feito que acabou atingindo esse orixá. Pode ser que você tenha brigado com algum filho dele, ou danificado algum objeto ou item da natureza desse orixá.

Ainda, será que você prometeu algo para ele, ou alguém ligado a ele, e não cumpriu? Será que você deveria estar trabalhando em algum projeto de caridade?

Pense com cuidado.

Sonhar com orixás querendo transmitir uma mensagem

Existem entidades que classificamos como mensageiras de orixás, como erês e exus, mas, nada impede que um orixá tenha um recado pessoal para lhe dar.

Nessa interpretação seria importante que você se lembrasse qual orixá apareceu para lhe passar a mensagem, já que isso pode influenciar o significado dependendo do objeto de proteção dele, você ou uma outra pessoa que possa ser filha de cabeça dele.

Além disso, você se lembra da mensagem que foi passada? Ele conseguiu dizer inteira ou apenas parte dela? Como você se sentiu após recebê-la? Pode conter algo muito importante no que ele te disse. Tente lembrar os detalhes e reflita sobre suas ações e pensamentos dos últimos dias.

sonhar com santo de macumba

Sonhar com orixás dançando

Um orixá dança por alegria ou por estar em algum ritual, então se você sonhou com um orixá dançando, saiba que você deve estar em sintonia com as qualidades que esse orixá representa, assim como um intuição e espiritualidade elevados.

É provável que você consiga atrair coisas boas e se dedicar aos projetos que tanto esperava. Um bom momento para tentar realizar seus sonhos.

Sonhar que incorpora um orixá

Sonhar com orixás que incorporam em você quer dizer que existe alguma informação dentro de você que você não quer que se revele. Será um segredo ou algo que fez de errado?

A questão é que está forçando um sigilo que está louco para escapar. Será que o melhor não seria pensar em como deixar essa situação melhor? Se foi algo que fez de errado, que tal tentar consertar?

Você se sentirá bem se conseguir deixar seu melhor lado aparecer.

Sonhar com comida de orixá

Cada orixá tem um tipo específico de comida. Os filhos desses orixás, que trabalham nos terreiros de candomblé, precisam passar um determinado tempo comendo essa comida para poder ser considerado filho desse orixá.  Por isso, sonhar com orixás e sua comida fala que você terá que fazer algumas escolhas para poder ter o que deseja, e talvez essas escolhas sejam difíceis.

Tente entender a situação para que consiga ter a melhor atitude. Algumas coisas dependem só de uma adaptação.

sonhar com orixás

Sonhar com entidades

Sonhou com uma entidade ou espirito?

Falamos acima que, além dos orixás, também existem entidades, que podem ser de variados tipos e origens.

Saiba que existem várias religiões que trabalham com espíritos de variadas formas, como o espiritismo kardecistas, candomblé e umbanda. Para alguma delas os espíritos ganham o nome de entidades, como é o caso das religiões afro-brasileiras. Por tanto, sonhar com espíritos ou entidades podem lhe falar que você está ligado a alguma coisa, ou alguém, que já se foi, ou que essa figura que lhe apareceu estava tentando lhe trazer uma mensagem do além.

Pode também simbolizar uma necessidade de proteção contra algo, ou alguém, que pode lhe fazer mal ou, que você já está protegido.

Se em seu sonho a entidade parecia ser do mal, então saiba que talvez você tenha problemas mais a frente.

Como já falamos também, alguns significados dependem de que tipo de entidade estava falando com você. Aqui, entenda entidade como qualquer espirito que não seja um orixá. Falamos sobre as diferenças entre entidades e orixás logo acima.

Para ler mais sobre significado de sonhar com espíritos e entidades, veja aqui.

Sonhar com terreiro

Sonhar com terreiro, seja de umbanda ou candomblé, significa que você está com coração e mentes abertos para conhecer coisas novas.

Siga seus instintos e vá atrás daquilo que lhe interessa. Saiba que todos conhecimentos são válidos, apenas conta o que você fará com eles, por tanto tenha sabedoria.

sonhei com orixá o que quer dizer

Interpretações para sonhar com orixás específico

Agora, para uma melhor interpretação seria bom você saber qual orixá que apareceu em seu sonho e procurar seu significado específico.

Sonhar com Ayrá

Airá é um orixá cultuado no candomblé. No Brasil, pode ser confundido com Xangô, ou irmão gêmeo de Xangô, mas nenhuma dessas interpretações estão de acordo com a tradição nigeriana.

Apesar de Airá ser um orixá relacionado a família do raio, seu nome pode ser traduzido como redemoinho, sendo relacionado ao elemento vento.

Sonhar com orixá Ayrá mostra que você tem potencial para grandes realizações.

Você conseguirá ter a união entre a força de Xangô e a garra de Ogum.

Junte suas forças, acredite em si e vá para luta!

Significado sonhar com Iansã

Sonhar com Iansã

Está em busca do que significa sonhar com Iansã? Então leia até o final para saber mais sobre as mensagens deste sonho. Iansã (ou Oyá) é a rainha dos fenômenos ...
Ler Mais
quem e iemanja sonhei com ela

Sonhar com Iemanjá

Sonhar com Iemanjá despertou a sua curiosidade? Como provavelmente já saiba, Iemanjá é um orixá que representa a fertilidade feminina, maternidade e é a protetora dos pescadores e marinheiros. Iemanjá ...
Ler Mais

Sonhar com Logunedé (Logun Edé)

Logunedé é um orixá caçador e guerreiro. Sonhar com ele mostra que talvez você possua uma grande insegurança e deseja mais força.

Entenda que seu trabalho é valioso e que tudo que você planta de bom, irá semear no futuro. Continue se dedicando e acreditando em você que logo alcançará o que quer. Sua força já está em você.

Sonhar com Nanã

sonhar com orixa nana

Nanã é um dos orixás mais respeitados do candomblé e umbanda. Segundo a crença, Nanã está presente desde o começo do universo e acompanhou toda a criação da raça humana. Por isso, é considerada a grande avó. Seus elementos são a lama, barro e argila, que sãos materiais ligados ao nascimento do ser humano e ela é responsável pela encarnação e desencarnação.

Sonhar com Nanã fala que você está indo pelo caminho certo em sua vida mas tenha calma. Muitas coisas precisam de tempo e paciência para se resolver. Não tenha pressa.

Se no sonho você se via conversando com a orixá Nanã, saiba que você provavelmente está destinado a acontecimentos muito grandes. Aproveite com sabedoria.

Agora, se sonhou com Nanã te observando é sinal de que você precisa amadurecer algumas questões internas que podem estar atrapalhando sua evolução. Reflita.

Por fim, sonhar com oferenda para Nanã significa que você está evoluindo e que logo deverá ter retorno das coisas que está se dedicando.

Sonhar com Obá

Obá, e uma Orixá guerreira e de grande força. Na crença, ela é a rainha do Rio Níger, principal rio da África Ocidental. Sua imagem sempre está com espada e escudo na mão.

Filha de Iemanjá e Oxalá, ela é senhora das águas doces revoltas e procura sempre pelo equilíbrio e a justiça.

Mulheres que estão precisando de força, podem recorrer a ela.

Sonhar com Obá fala de uma dificuldade em passar por alguma mudança. Pode ser familiar, no trabalho ou num relacionamento. É importante que você entenda essa dinâmica e a melhor forma de passar por ela.

Sonhar com Obaluaiyê (ou Omulu)

Para alguns, Obaluaiyê e Omulu são as mesmas pessoas, para outros, são divindades diferentes.

Com a aparência coberta de palha, esse orixá (ou esses orixás), trabalha na área da cura e auxilia aqueles que morrem e precisam encontrar seu caminho.

Sonhar com orixá Obaluaiyê/Omulu mostra que você precisa abaixar mais sua cabeça para opinião e conselhos dos outros. Embora seja necessário sempre saber qual sua verdade, nem sempre somos capazes de tomar as melhores decisões sozinhos. Tenha mais humildade e escute mais.

Além disso, verifique se o seu aparente orgulho, não é apenas uma carência ou sentimento de rejeição que você está tentando disfarçar. Cuidado ao deixar a mágoa dominar suas decisões.

Apesar de tudo, saiba que sonhar com Obaluaiyê mostra que você está pronto para ter algumas feridas recuperadas, então sinta-se grato pois isso o ajudará a passar por qualquer outra coisa.

Sonhar com Ogum

Ogum é um orixá guerreiro muito popular no Brasil, sendo associado ao ferro, a guerra, agricultura, caminhos, caça, tecnologia e protetor de artesãos e ferreiros. No sincretismo ele é chamado como São Jorge, um santo católico que era um soldado.

Ogum é um orixá muito próximos dos humanos e a crença diz que ele foi o primeiro orixá a vir para a Terra. Seus filhos costumam ser pessoas fortes e impulsivas.

Se sonhou com Ogum, saiba que você está tomado de uma poderosa energia que o fará vitorioso em todos os seus problemas. Também, terá sorte em seus projetos, incluindo amorosos e saúde.

sonhar com ogum significado

Sonhar com Ogum

Sonhou com esse bravo guerreiro e agora está sem saber se é bom ou ruim? Então saiba que está no lugar certo para decifrar o significado de sonhar com Ogum ...
Ler Mais

Sonhar com Ossaim

Ossaim é um orixá que habita as florestas e está ligado ao poder das plantas e da cura. Pessoas que são filhas desse orixá costumam ser alegres e equilibradas.

Como Ossaim possui controle e sabedoria ao lidar com suas plantas, saiba que esse sonho diz que você possui sabedoria, mas talvez esteja bloqueando esse conhecimento e sua evolução por conta de algum sentimento de orgulho. Concentre-se em seus melhores sentimentos e foque em cuidar de seus problemas de uma forma positiva, sem tanto desgaste.

sonhar com deus orixa oxala africano

Sonhar com Oxalá (ou Oxalufã)

Oxalá é o orixá mais velho. Para algumas crenças, ele que criou o mundo e, por isso, é associado a imagem de Deus.
Por causa de sua idade, Oxalá anda curvado e devagar.

Sonhar com esse respeitado orixá lhe avisa para você parar de duvidar de si mesmo e usar seu conhecimento para vencer aquilo que está lhe preocupando. Escute mais sua intuição e não tenha medo de entrar em contato com seu lado mais espiritual.

Confie em si mesmo mas também saiba aceitar ajuda dos outros.

Sonhar com Oxossi

Oxossi é o orixá caçador das florestas. Para quem perdeu a fé e a esperança, saiba que ele também possui a habilidade de caçar seus sentimos bons e trazê-los de volta. Por isso, ele sempre é usado para recuperar boas energias.

Sempre com seu arco e flecha, Oxossi também costuma atirar suas flechas nos lugares onde percebe presenças ruins, aliviando lugares com cargas negativas.

😴💤🏹Talvez tenha interesse em consultar os significados para: Sonhar com flecha.

De forma parecida com Ossaim, Oxossi também tem controle sobre plantas, florestas, flora e fauna.

Sonhar com Oxossi fala que você precisa de mais leveza para resolver algumas questões da sua vida e que é possível recuperar algo,

sonhar com caboclo cacadorou  alguém, que você achava ter perdido. Então, tenha calma e continue evoluindo.

Ainda, sonhar com Caboclo Oxossi, como também é chamado, pode significar que você deseja muito se sentir reconhecido por seus esforços, mesmo que talvez você tenha endurecido alguns sentimentos para conseguir chegar onde chegou.

Sonhar com Oxossi incorporado que você está tentando recuperar alguns sentimentos que parece ter perdido. Saiba que não apenas você tem capacidade para retomar essas questões que lhe eram importantes, como também pode conseguir ir muito além. Continue seu processo de evolução.

Sonhar com imagem de Oxossi fala que você pode ter tomado algumas atitudes para se proteger de algumas questões e pessoas mas está se culpando por isso. Tenha em mente se você realmente fez apenas o necessário e se tranquilize.

Se no sonho você viu a guia de Oxossi, saiba que você está no caminho certo para o caminho que deseja mas precisa dar mais atenção e reconhecimento para quem o ajudou.

Por fim, se você sonhou com Oxossi dançando, saiba que provavelmente você está enfrentando algum problema que o está obrigando a tomar atitudes que não está acostumado, mas mantenha a calma e saiba que tudo irá passar.

qual mensagem sonhar com oxum crianca

Sonhar com Oxum

Essa noite sonhou com a orixá Oxum e quer saber se sonhar com Oxum é bom ou ruim? Então deixa eu te dizer que veio ao lugar certo. Vamos descobrir ...
Ler Mais

Sonhar com Oxumarê

orixa oxumare em sonho

Oxumaré é o orixá que representa a fortuna, abundância, prosperidade e riqueza. Ele é uma grande cobra arco-íris que fica em volta da Terra garantindo a união entre as pessoas. Ele mora no céu e viaja através do arco-íris garantindo o equilíbrio entre opostos. Sonhar com ele pode lhe avisar de períodos férteis, tanto como pulso sexual quanto pulso criativo.

Sonhar com esse orixá mostra que você pode estar num momento em que precisa de orientação, mas na realidade talvez só esteja confuso em alguns sentimentos que possui e pode estar tomando algumas decisões infantis.

Não há problema em pedir ajuda para tentar amadurecer algumas ideias. Tenha calma e saiba que todos errados e isso não faz de você uma pessoa condenável. Logos os problemas irão passar.

Ainda, saiba que sonhar com cobra de Oxumaré significa que você sente que possui uma boa chance em mãos e por isso acaba tomando algumas atitudes que pode se arrepender. Pare e pense.

Que tal alguns momentos com a natureza para acalmar a mente e recuperar algumas energias?

sonhar com xangô

Sonhar com Xangô

Quer saber o significa Sonhar com Xangô?  Veja a continuação como interpretar  seu sonho 🤓. Xangô é o orixá senhor da justiça, dono da verdade e do equilíbrio no universo, aquele ...
Ler Mais

Como já falamos é muito importante entender que ao sonhar com orixás, é importante saber qual era, porque cada um deles tem uma personalidade e representa uma força da natureza, e isso pode conter detalhes preciosos para que você entenda seu sonho.

Quer olhar nosso arquivo para saber mais sobre outras entidades, orixás e sonhos relacionados? Veja nosso arquivo abaixo.

Para esses e muitos outros sonhos, fique em nosso site, seu dicionário dos sonhos.

Quer compartilhar seu sonho com a gente? Deixe o seu relato abaixo!