Skip to content
Significado dos Sonhos: Sonhar do A ao Z!

Sonhar com Exu

Sonhar com Exu não costuma ser um sonho dos mais comuns, mas se sonhou com alguma dessas entidades e agora está com medo de ser algo ruim, calma. Vamos explicar tudo aqui pra você, porque esse sonho tem uma mensagem importante para você.

Exu é uma das figuras ou entidades mais polêmicas das religiões afro, sendo mais comum na umbanda ou candomblé.

Nas religiões cristãs, ele é visto como um “demônio da macumba”, ou um espirito que ainda não alcançou a luz, mas ele é muito mais do que isso. Você conhece a história de Exu? Então venha aprender com a gente.

sonhei com exu caveira o que quer dizer

História de Exu

Segundo a crença popular, além de participar da criação do mundo, Exu também foi enviado para a Terra para levar a mensagem sobre as condições do lugar. Então, após chegar aqui, acabou gostando tanto que ficou. Por tudo isso que Exu é o primeiro a ser saudado nas festas de umbanda e candomblé e também é visto como mensageiro dos deuses. Saudá-lo primeiro, além de respeitoso, garante que os trabalhos feitos naquele dia no terreiro chegarão até os orixás.

Como sua figura possuía chifres e sua descrição o atribuía a diversão e sexualidade, acabou sendo interpretado como um ser diabólico. No entanto, em sua origem na religião Yorubá, não existe um ser que seja contrário a Deus. Todos os orixás ou entidades são devotos da lei superior e não existe uma representação que seja o mal personificado, até porque na religião, todos os orixás já cometeram erros em sua trajetória.

Entre umbanda e candomblé existe um entendimento diferente do que seria Exu. Para o candomblé ele é um orixá como os outros, já para a umbanda, ele é visto como entidade, ou seja, alguém que foi vivo mas que retornou para ajudar outros espíritos ou pessoas. Por isso na umbanda existem tantos tipos de Exus diferentes. Além disso, como a umbanda também sofreu a influencia do kardecismo, algumas definições acabaram se alterando, assim, Exu é classificado como Exu batizado, que seria aquele que aceitou trabalhar pela Lei do bem, e Exu pagão, que seria aquele que ainda não possui consciência suficiente e pode acabar influenciando negativamente as pessoas,

Ainda assim, existem muitas dúvidas sobre Exu já que ele trabalha nas sombras, como toda entidade de esquerda. No entanto, como dissemos, Exu trabalha nas sombras mas para o bem. Dessa forma, ele tenta resgatar espíritos que estão perdidos e levá-los para luz, assim como também leva de volta os espíritos que fugiram e estão atrapalhando pessoas. Como um soldado faria.

Por isso que nas rodas de umbanda é comum chamar Exus para ajudar com passes, que são como purificações, ou outros atendimentos. Além disso, existe o entendimento que se um espírito te pede algo em troca de atender uma solicitação, cuidado, pois é grande a chance de ser um espírito que não achou a luz ainda. Da mesma forma como entidades da Lei também não aceitam alguns tipos de pedidos, como amarração amorosa.

Na entrada dos terreiros ainda costuma existir uma imagem chamada tronqueira, que serve para absorver as energias negativas antes que entrem. Dizem que esse costume surgiu quando um comerciante pediu a proteção de Exu contra pessoas que queriam prejudica-lo. Exu então passou a proteger a entrada e os fundos da casa.

Existem muitos tipos de Exu, e sonhar com esses tipos te trazem mensagens especificas. Quer descobrir o que significam e mais detalhes sobre cada um desses Exus? Veja a seguir.

O que significa sonhar com exu e pomba gira

O que significa Sonhar com Exus?

Para as religiões que lidam com espiritismo, sonhos com entidades ou espíritos sempre tem ligação com possíveis mensagens que esses seres querem passar para você. Por isso é fundamental que você se lembre de como ele estava ou o que sentiu na presença dele. Se ele te falou algo, tente lembrar de cada detalhe.

Se tratando de Exu, considerado o mensageiro dos orixás, uma fala dessa entidade em um sonho pode ter muito valor.

Sonhar com Exus também pode lhe dizer que você passará por algumas mudanças em sua vida, sejam elas financeiras ou amorosas, já que Exu também representa os caminhos e encruzilhadas da vida.

Veja melhor abaixo se encontra o seu sonho.

Sonhar que Exu incorpora em você

Esse sonho pode parecer assustador para quem não é familiarizado com umbanda, mas sonhar que um Exu incorporou em você mostra que você precisa acreditar no seu potencial e no seu merecimento. É hora de parar com a negatividade de achar que não é merecedor do que está acontecendo.

Todos temos nossos ônus e bônus em nossa vida e, assim como você assume seus problemas, aceite o que vier de bom.

Além disso, sonhar com Exu também pode lhe dizer que você precisa prestar atenção nos seus comportamentos. Será que você não está fazendo algo que é considerado errado? Ou será que você não está sendo muito egoísta? Tentando conquistar o seu sozinho e esquecendo de quem está ao seu lado? Pessoas também precisam de atenção e cuidado.

Sonhar com Exu conversando com você

Qual era a conversa que vocês tinham?

Sonhar que Exu fala com você é um sinal de que você precisa se conhecer melhor para assim entender mais sobre suas escolhas e sonhos.

Muitas vezes levamos a vida resolvendo problema atrás de problema e não tiramos um tempo para pensarmos no que nos levou até aquele lugar. Onde você queria ter ido? Era mesmo esse seu objetivo? Onde pode ir depois?

Esse tipo de conhecimento é importante em nossa vida. Escute mais sua intuição.

Agora, se no sonho ele lhe falava algo específico, veja abaixo.

Sonhar com Exu trazendo mensagem de proteção

Esse sonho com Exu mostra que você pode realmente estar precisando de algum tipo de proteção.

Sonhar com Exu trazendo essa mensagem lhe avisa que pode existir alguém que pode querer seu mal ou que você mesmo pode estar vivendo algo que não lhe faz bem e precisa de uma apoio para deixar esses hábitos para trás.

O bom desse sonho é que provavelmente você já está sendo protegido por alguma entidade.

Sonhar com Exu falando sobre amor

Geralmente, a entidade de esquerda que fala sobre amor é a pomba-gira, por isso, se foi uma delas que falou com você, tente identificar quem era. Usualmente, costumam ser Maria Padilha ou Maria Molambo. Nesse caso, se foi a Padilha que falou com você é sinal de um amor que pode retornar ou que você pode conquistar. Porém, se era a Molambo, cuidado, esse sonho avisa que você deve se afastar de alguma pessoa que te faz mal.

Porém, se em seu sonho realmente era um Exu que falava sobre amor, preste atenção. É provável que você esteja numa relação com uma pessoa que pode não ser muito honesta. Nesse caso, se assumir esse risco, colha as consequências.

Sonhar com Exu falando sobre questões financeiras

Esse sonho depende de qual Exu apareceu para você. Sonhar com Exu Zé Pilintra ou seu Marabô costumam usar chapéu e cartola e aparecem para lhe falar sobre a chegada de algum dinheiro inesperado.

Já se no sonho você via Exus se divertindo com baralhos ou mostrando algum tipo de dinheiro, como Exu Tranca Rua ou Tiriri, esse sonho lhe avisa para tomar cuidado com negócios arriscados.

Interpretações para sonhar com Exus específicos

Agora, se seu sonho com Exu foi com uma entidade específica, veja abaixo em qual destes Exus seu sonho se encaixa.

sonhar com exu qual mensagem

Sonhar com Exu Tranca Rua

Exu Tranca Ruas é o responsável pela limpeza energética dos caminhos do mundo e atua na linha da evolução humana regido por Ogum. Sua energia é uma das maiores de nosso plano e ele é uma entidade que nunca viveu como humano.

A imagem representada por ele é de um homem de cavanhaque, capa e cartola vermelha.

Seu papel é encontrar espíritos sem luz e fazê-los de auxiliares para que, aos poucos, eles irem retomando sua consciência e encontrando a evolução.

É o Exu mais procurado contra más energias e para guardar a casa ou comércio. 

Sonhar com Exu Tranca Rua é sinal de que você deverá ter boas notícias em sua vida profissional. Pode ser que receba uma proposta importante que é bom analisar. Escute conselhos se vierem mas, não esqueça, a decisão é sempre sua.

No seu sonho o Exu Tranca Ruas estava sorrindo? Então saiba que você pode ficar tranquilo nas questões que lhe preocupam. Provavelmente você começou algum processo de mudança, interna ou externa, mas está com medo de seguir em frente. Esse sonho mostra que pode pode seguir com tranquilidade.

Agora, se em seu sonho ele estava chorando, isso quer dizer que você parece estar fazendo algo que o prejudica. Tente repensar suas atitudes para que não faça mal a si nem aos outros.

Sonhar com Exu Tranca Ruas fazendo algum trabalho (macumba) ou te abençoando mostram que você precisa movimentar algumas coisas de sua vida se deseja alcançar seus objetivos. Embora você tenha, ou té ajuda, saiba que se não der o primeiro passo, nunca conseguirá.

Por fim, sonhar com Tranca Ruas morto mostra que realmente você precisa mudar sua vida, ou seus costumes, pra que consiga as mudanças, ou sonhos, que deseja.

Sonhar com Exu Capa Preta

Exu capa preta foi um padre da igreja católica que era um grande estudioso da magia e bruxaria. Quando morreu, virou um Exu para ajudar pessoas a se livrarem de trabalhos malignos de magia.

Usa sempre trajes, capa e uma cartola pretos pois a cor absorve energias.

Esse Exu pode lhe ajudar no que precisar, mas se você praticar o mal ele também poderá lhe cobrar.

Sonhar com esse Exu lhe avisa para tomar cuidado com a inveja que outras pessoas possam estar colocando em cima de sua vida e do que é precioso para você.

Lembre-se que nem toda inveja é simplesmente de pessoas que querem seu mal. Muita gente próxima, até querendo seu bem, pode te colocar pra baixo por não acreditar que você consegue. Saiba que nem sempre quem te dá conselhos está capacitado para eles. Não é porque uma pessoa não conseguiu que você não consegue. Sempre filtre o que você ouvir e analise até que ponto faz sentido pra você.

Sonhar com Exu Zé Pilintra

Zé Pilintra é uma das entidades mais populares da umbanda. Embora seja tratado como Exu, Zé Pilintra é apenas um espirito que cuida dos malandros da noite, apesar de aparecer nas festas de esquerda.

Se você sonhou com Zé Pilintra saiba que você tem vivido de forma boa e honesta e por isso está recebendo boas energias, no entanto, é bom tomar cuidado com a inveja alheia.

Se quer saber mais sobre sonhar com Zé Pilintra, tem um artigo completo sobre ele aqui em nosso site, veja.

Sonhar com Exu Caveira

Existem entendimentos diferentes sobre a origem do Exu Caveira. Uma crença conta que ele está no universo há muito tempo e foi escolhido por Oxalá para ser o responsável pelo desencarne dos humanos.

Outra história fala que ele já esteve encarnado várias vezes na Terra para poder aprender sempre sobre a vida humana. Em uma dessas encarnações ele teria passado muita necessidade e precisou se alimentar de um óleo que encontrava no chão. Por isso essa entidade teria adquirido o hábito de beber azeite de dendê puro.

Sua figura sempre é representada como uma caveira coberta por uma capa preta e segurando uma arma, geralmente uma foice, e quando ele aparece nos terreiros de umbanda costuma ser firme, mas também pode ter senso de humor.

Ele é responsável pela limpeza espiritual do lugar e por não deixar que os espíritos esqueçam seus conhecimentos para continuarem a evoluir.

Por isso, sonhar com Exu dessa classe mostra que você deve estar num momento onde está carregando muita energia negativa. Essa energia pode estar emanando de você, por conta de algum momento difícil que está lhe tirando as forças, ou pode estar sendo enviada por alguma pessoa que não gosta de você ou quer algo seu. Nesse caso, tenha atenção em seus pensamentos e nas pessoas que te cercam e, se acreditar, confie que esse Exu também poderá lhe ajudar a limpar suas energias.

Sonhar com Exu Maria Molambo

Diz a crença que Maria Molambo é a verdadeira Exu mulher. Ou seja, nunca foi uma humana, nasceu entidade da mesma forma que um orixá nasce. Por ser mulher, muitos a tratam como Pomba Gira Maria Molambo.

O trabalho dessa Exu é purificar energias ruins para abrir caminhos e também combater magias negras.

Sonhar com ela lhe avisa para tomar cuidado com excesso de trabalho para que não acabe esquecendo o que realmente é importante em sua vida. Tenha cuidado para não fugir de problemas pessoais dentro do trabalho. Ocupar a mente trabalhando é bom, mas não se isso está te impedindo de resolver questões que são importantes para você.

vi exu mirim em sonho sonhar com exu mirim o que significa

Sonhar com Exu Mirim

Exu Mirim, ao contrário dos Erês, são crianças um pouco maiores, alguns vistos como quase adolescentes, que podem ter passado situações difíceis em vida, então agora andam em grupos tentando achar algo que se identifiquem.

Sonhar com Exu Mirim é sinal de que você parece estar precisando tirar um tempo de algumas responsabilidades e achar mais tempo para você e para aquilo que te traz felicidade.

Claro que temos que correr atrás do que queremos, mas se cobrir de cansaço e preocupações não irá fazer você ir muito longe. Além disso, fique perto de quem te quer bem pra que recupere as energias e ganhe mais forças para continuar.

Sonhar com Exu Tiriri

Exu Tiriri é chefe da legião de Exus combatentes do mal e também responde ao orixá Ogum.

As histórias contam que ele era um camponês que viveu na Irlanda no século XVI e foi torturado por anos ao se apaixonar pela filha de um homem poderoso.

Exu Tiriri afasta trabalhos ou espíritos ruins e é o Exu que costuma ser chamado no jogo de búzios já que possui o dom da vidência.

Suas vestes são chapéu preto e capa preta e vermelha com um bastão ou tridente na mão.

Sonhar com esse Exu lhe alerta para problemas em sua vida financeira. Cuidado.

Sonhar com Exu Marabô

Exu Marabô foi um curandeiro poderoso que salvou a vida de uma importante rainha. Porém, seu nome ficou tão conhecido pelo povo que o rei começou a temer por sua posição, achando que poderiam preferir o curandeiro ao rei. Então, o expulsou. Se sentindo traído, o curandeiro envenenou o rei e fugiu.

Corroído pelo arrependimento, Marabô morreu sozinho e doente. Por muito tempo seu espírito vagou até que ele encontrasse a luz.

Marabô serve Xangô e Iemanjá. Seus trabalhos costumam ser para atrair emprego. Porém, sua personalidade brincalhona e amável faz com que se comova quando testemunha um amor verdadeiro, por isso apaixonados também podem contar com sua ajuda.

Marabô é alto, usa barba e uma capa vermelha.

Sonhar com Marabô diz que você pode estar desperdiçando oportunidades boas por medo, ainda que pessoas que se importam com você estejam te alertando.

Porém, é importante que você se sinta preparado para se jogar em algo novo, por isso, cuide de você primeiro.

Sonhar com Exu Morcego

Considerado o mágico dos Exus, Exu morcego pode não ser tão conhecido mas seu papel dentro da umbanda é muito importante. Exu Morcego é quem cuida das desobsessões e trabalhos contra magia negra.

A história desse Exu conta que ele era um grande senhor de um castelo e, ao perder a amada para um suicídio após uma briga, começou a estudar ocultismos e outras magias para tentar trazer sua mulher amada de volta a vida. Após muito tempo tentando, sem sucesso, se entregou para as trevas e se tornou então Exu Morcego.

Sonhar com Exu Morcego lhe avisa para tomar cuidado com assuntos financeiros e negócios. Talvez fazer negócios com pessoas que não conhece bem possa lhe causar prejuízos e brigas pessoais. 

Tente compartilhar seus medos com pessoas que gosta para que se sinta mais seguro em suas ações.

Sonhar com Pomba-gira

Pombas-gira costumam ser mulheres que viveram há muitos anos atrás e sofreram algum tipo de mal, ou morte violenta, que as fizeram retornar como espíritos que querem ajudar.

Muitos acham que toda pomba-gira era uma prostituta em vida, mas a vida das pombas-gira são muito diferentes umas das outras e elas são várias. Cada uma com uma personalidade e uma especialidade diferente.

Sonhar com pomba-gira mostra que você deve repensar sua relação. Você é realmente feliz ou só está com alguém por medo de ficar só? É preciso que você decida se deve ficar, ou sair.

Para ler o artigo completo sobre os significados para sonhar com pomba-gira, veja em nosso site o artigo completo. Ou confira os artigos relacionados abaixo:

E agora? Mais tranquilos a respeito de seu sonho com Exu? Achou o que procurava? Se não, procure em nosso arquivo de sonhos ou mande uma mensagem em nossos comentários. Até a próxima.

Quer compartilhar seu sonho com a gente? Deixe o seu comentário!