Skip to content
Significado dos Sonhos: Sonhar do A ao Z!

Sonhar com Ogum

Sonhou com esse bravo guerreiro e agora está sem saber se é bom ou ruim? Então saiba que está no lugar certo para decifrar o significado de sonhar com Ogum.

Sonhar com Orixá Ogum

Ogum é um dos orixás mais populares no Brasil. Muito conhecido em músicas de samba, Ogum, ou São Jorge no sincretismo, é o orixá da guerra e aquele que abre os caminhos. Quer saber mais sobre ele? Não deixe de ler o texto abaixo.

História de Ogum

Ogum é o filho mais velho de Iemanjá e irmão de Exú, dono dos caminhos e encruzilhadas, e Oxóssi, caçadores das matas. Por isso, além de guerreiro, ferreiro e caçador, ele é o responsável por ordenar a evolução dos seres, garantindo que vão para o caminho certo e que sigam a Lei.

Existem várias mitologias sobre Ogum, mas a história de sua criação fala sobre a vez em que, quando a Terra havia sido recém criada e humanos e orixás ainda andavam juntos, foi necessário aumentar os plantios por conta do aumento de pessoas. Porém, ninguém conseguia abrir espaço.

Nesse momento, Ogum apareceu segurando uma ferramenta que ninguém conhecia e foi abrindo caminho pela mata. Foi aí que ele passou a ser o orixá que abre caminhos e o grande ferreiro, já que na época poucos eram os que conheciam metais e como forjá-los.

sonhar com ogum espada

Para fazer com que Ogum contasse qual a forma de trabalhar com metais, os orixás ofereceram-lhe a posição de rei. Então, Ogum ensinou todas as formas de forja de ferro e mostrou como fazer diversas armas e ferramentas. No entanto, por conta da natureza selvagem de Ogum, que sempre voltada de suas caçadas sujo, os orixás decidiram tirá-lo do trono, causando-lhe uma grande revolta.

Partindo para um lugar distante, montou uma casa para si e ao redor foi aparecendo uma aldeia. Assim, Ogum se tornou o rei daquela pequena cidade.

Nos anos que se seguiram, Ogum batalhou muitas vezes e se apaixonou outras tantas. Numa disputa de força com uma mulher guerreira, Ogum se apaixonou por Obá. Mais tarde, cansado de lutar, Ogum se escondeu na mata e apenas Oxum o achou, fazendo-o se apaixonar e a seguir. Por fim, sua grande parceira foi Iansã, que era tão guerreira quanto ele.

Em seus últimos anos, Ogum foi chamado para uma longa batalha. Antes de partir, pediu apenas uma coisa ao seu filho, que era solicitar aos cidadãos de que, um vez ao ano, fizessem jejum e silêncio nesse dia. Então, após sete anos longe na guerra, cansado e com fome, Ogum voltou e se revoltou por não ter sido recebido por sua cidade. Furioso, atacou toda a cidade.

Depois de um tempo, quando não restava quase ninguém, o filho de Ogum apareceu e pediu ao seu pai que parasse, pois ninguém o havia recebido pois aquele era o dia do ano que Ogum havia pedido jejum e silêncio.

Foi então que Ogum ficou tão envergonhado que cavou um buraco com sua espada e se enterrou de pé, fazendo parte do próprio solo e terra, e terminando sua vida como mortal e virando um Deus.

Apesar de seus erros como mortal, Ogum se dedicou a seguir os mandamentos que regem a Lei dos orixás, ajudando Iansã a direcionar os espíritos para o caminho de luz e auxiliar humanos que precisam de proteção.

Por isso que no sincretismo ele ganhou a forma de São Jorge, conhecido santo guerreiro, que foi morto por abandonar o exército romano e lutar contra as perseguições de cristãos.

O que significa sonhar com Ogum?

Sabendo quem é Ogum, talvez algumas interpretações já estejam mais claras na sua mente, mas vamos explanar mesmo assim.

Como Ogum é guerreiro, sonhar com esse orixá significa que você irá superar seus problemas se tiver um pouco mais de paciência e força de vontade. Todas suas lutas irão se justificar e você conseguirá chegar onde deseja. Apenas cuidado para não meter os pés pelas mãos e agir por impulso.

Além disso, se existe alguém que quer te prejudicar, saiba que será afastada.

Sonhar com Ogum também fala sobre ter energias renovadas e se sentir mais leve e disposto para fazer seus projetos. E, sendo o orixá do ferro, sonhar com Ogum também te avisa sobre novas oportunidades, já que ferro também pode ser ligado à tecnologia. Isso não quer dizer que você ganhará um celular novo, mas pode te avisar que existem inovações em seu caminho, que podem ser, ou não, materiais. Quem sabe não se trata de uma mudança de consciência?

O que você precisa se atentar é apenas para não acabar esquecendo das pessoas que estão ao seu redor, ao tentar subir alto demais. Lembre-se que sempre precisamos do apoio daqueles que amamos. Controle seus sentimentos para não se sobrecarregar e nem sobrecarregar os outros.

Sonhar com Ogum

Sonhar com Ogum incorporado

Na umbanda, o ato da incorporação precisa ser permitida. Então, médium e entidade habitam o mesmo corpo. Por isso, sonhar com Ogum incorporado fala sobre relacionamentos.

Sonhar com Ogum incorporado mostra que você deverá ter novidades e sua vida amorosa. Ou um novo amor ou a renovação da relação que está.

Apenas não perca a esperança e se entregue ao desânimo por ter passado por muitas desilusões amorosas. Não se esqueça que a melhor companhia e nosso grande amor, somos nós mesmos. Aprenda a se amar e quem sabe logo apareça uma pessoa que perceba aquilo que você é.

Se você não se conhece e não se ama, não saberá quem procurar. Se não sabe aquilo que merece, acabará aceitando qualquer migalha.

Sonhar com festa de Ogum

Sonhar com festa de Ogum lhe avisa para ter mais calma e paciência em seus projetos pois nada dá certo sem planejamento.

Tenha calma naquilo que deseja e entenda que algumas coisas precisam de mais tempo para ficarem do melhor jeito.

Se quer que sua vida vire festa, cheia de alegrias, então saiba que antes você precisará preparar todos os cuidados. Se tudo der certo, você nem precisará recolher a bagunça depois.

Sonhar com oferenda de Ogum

A oferenda é um ato de pedir, ou de agradecer. Por isso, sonhar com oferenda de Ogum mostra que você provavelmente irá alcançar seus objetivo mas deverá ter gratidão com as pessoas que ajudaram. Até porque, dificilmente se chega a algum lugar sozinho.

Não tenha medo de pedir ajuda se precisar, apenas não se aproveite da boa fé dos outros.

Sonhar com imagem de Ogum ou São Jorge

Sonhar com imagem de Ogum ou São Jorge

Esse sonho mostra que você tem um grande desejo mas não está conseguindo correr atrás.

Se é medo ou cansaço, saiba que é normal. Porém não devemos nos deixar vencer por isso. Se sente que é algo que realmente vale a pena, não tenha receio de se dedicar. Busque ajuda se não puder sozinho.

Sonhar com imagem de Ogum mostra que, se você se esforçar um pouco mais, terá a ajuda e força que precisa.

Sonhar com Ogum dançando, cantando ou sorrindo

Sonhar com Ogum feliz e fazendo uma festa, ou com pessoas fazendo uma grande festa pra ele, mostra que aquilo que você quer está bem perto de você. Não desanime. Você já lutou muito pra chegar até aqui.

Assim como o sonho anterior mostra, se sua festa foi bem sucedida pois você conseguiu se planejar bem, saiba que assim como Ogum sorria e dançava, ou como dançavam pra ele, é a representação da sua felicidade.

Sonhar com feijoada de Ogum

Ter esse sonho mostra como você pode estar confuso em relação a alguma situação e se sente sem direção.

Talvez tudo que você precise é um pouco de tempo para que tudo se esclareça. O importante é sempre chegar no ponto onde você quer e acha significativo, independente do que outros desejem para você.

Sonhar com espada ou lança de Ogum

Sonhar com essas armas de Ogum mostra que você está totalmente focado em alcançar o que deseja, o problema é que existem momentos que você não sabe exatamente o que seria isso.

É normal nos sentirmos confusos em alguns momentos. Nessas horas, pare e reflita. Não tome atitudes precipitadas. Veja se aquilo que você estava lutando para ter ainda faz sentido pra você, ou se seu sonho mudou.

Não tem problema voltar atrás ou mudar o caminho, contanto que seja aquilo que você quer.

Apenas cuidado para não deixar para trás aqueles que caminharam com você.

😴💤 Confira outros significados para: Sonhar com arma?

Sonhar com cavalo Ogum ou São Jorge

A representação de Ogum no sincretismo é São Jorge, por isso muitas vezes os dois acabam se tornando um só dentro do imaginário dos fiéis, e como São Jorge aparece sempre com um cavalo branco, muitos entendem que esse é o cavalo de Ogum. Por tanto, sonhar com cavalo de Ogum é sinal de que você está tentando deixar alguns problemas te atrapalharem e impedi-lo de chegar onde deseja.

Se está procurando uma nova vida, ou talvez um novo amor, o que você precisa fazer é se soltar das amarras e traumas do passado para que consiga aceitar o novo.

Sonhar com banho de Ogum

Na umbanda é comum que alguns médiuns receitem banhos para os fiéis para afastar más energias. Se sonhou com banho de Ogum saiba que você provavelmente tem razão ao tentar mudar sua vida e fazer com que outras pessoas te deem mais atenção. Porém, essa mudança não precisa ser tão abrupta e muito menos é necessário que você perca tempo mostrando suas mudanças para pessoas que não valem.

Mudar é um processo que exige muito de nós. Precisamos rever traumas, preconceitos, crenças, etc. Por isso é algo que diz significado ao nosso interior. O desejo de dar satisfação acabará prejudicando essa transformação.

Viva esse momento e deixe que o tempo mostrará aos outros a sua nova versão.

Sonhar com espada de São Jorge ou Ogum (planta)

Existe uma planta muito popular, comumente usada contra inveja, chamada de espada de São Jorge. Sendo esse santo a representação católica de Ogum, muitos chamam essa planta como espada de Ogum.

Esse sonho mostra que talvez você não esteja levando a sério alguns problemas que você tem, talvez ligados ao seu relacionamento, e isso lhe causará mal.

Pare de se preocupar tanto com questões menores e volte-se para si mesmo. Seus problemas pessoais. Faça um exame de consciência.

Sonhar com espada de São Jorge ou Ogum (planta)

Sonhar com roupa ou armadura de Ogum

Sonhar com roupa ou armadura de Ogum mostra que você está tendo mais cuidado com alguma atitudes e isso é bom.

Se teve essa atitude de mudança a reconhecer seus erros isso é algo ainda mais grandioso e mostra como você parece estar com uma energia boa e conectado com seres superiores de luz.

Continue pesando sempre suas atitudes e em quem confia ou não.

Sonhar com guia de Ogum

Guia de Ogum é uma espécie de colar de contas que lhe traz proteção. Cada orixá possui um tipo de guia diferente. Se você sonhou com guia de Ogum saiba que existe alguma boa oportunidade batendo em sua porta mas você parece ter medo de aceitar.

Será algo que você sente que não combina mais com a pessoa que é hoje, ainda que queira isso pra você, ou será que é medo dos outros?

Sempre pese na balança o que é da sua vontade e o que é da vontade dos outros. Se ainda assim você tiver medo, busque ferramentas para fortalecer sua segurança e vá em frente.

Você parece ter tudo o necessário para chegar nesse objetivo.

Sonhar com ponto de Ogum

Ponto é uma canção que serve para ajudar o orixá, ou entidade, a incorporar no médium. Cada entidade possui um, ou mais, pontos diferentes.

Ter esse sonho mostra que você está lutando contra sentimentos que estão dentro de você e que estão tentando sair. Que sentimentos serão? Raiva? Medo? Tristeza? Amor?

É preciso que você lhe pra dentro de si mesmo e descubra o que está querendo esconde e por qual motivo.

Nessa vida precisamos sempre melhorar, mas para isso precisamos saber quem somos.

Sonhar com tipos de Ogum

Embora no candomblé Ogum seja visto como um orixá único, na umbanda se entende que Ogum possui vários espíritos que trabalham e sua linha e que cada um leva um nome próprio e algumas características diferentes. Por tanto, venha ver o sonho com seu Ogum.

Sonhar com Ogum de Ronda

Sonhar com esse Ogum ostra que você parece estar se desviando do caminho correto e, se continuar nesse trajeto, talvez encontre mais problemas do que conseguirá lidar.

Verifique realmente como você está se comportando. Veja se algo não pode ser mudado para que não lhe traga situações difíceis. Ter um desejo não é ruim, mas talvez não seja pra você, ou não seja nesse momento. Tome cuidado.

Sonhar com Ogum Xoroquê

Esse sonho lhe alerta para que você preste mais atenção em si e em sua vida pois algo parece fora do lugar. Será que sua mente está no lugar certo?

Se você é o tipo de pessoa que atrai atenções, preste atenção se não está magoando alguém. Preste atenção no que fala e no que ouve. Acima de tudo, não esqueça daqueles que te cercam e gostam de você.

Sonhar com Ogum Beira-Mar

Sonhar com Ogum Beira-Mar

Sonhar com Ogum Beira-Mar que costuma agir na praia mostra que você possui lembranças em sua vida que são como âncoras que não o deixam evoluir.

Se você está tentando mudar sua vida ou iniciar um relacionamento, pense que precisa enfrentar essa situação para que não despeje ressentimentos passados em cima de pessoas que não tem ligação com isso e que estão tentando entrar em sua vida.

Sonhar com Ogum Megê

Sonhar com Ogum Megê significa que você finalmente parece ter entendido o que quer e como chegar lá, e agora tudo está caminhando para seu sucesso. Siga seu coração e lute por aquilo que quer.

Tenha certeza que logo outras pessoas aparecerão para caminhar com você.

Sonhar com Ogum e outros orixás

Todos os orixás possuem relações próximas, por isso não é estranho sonhar com mais de um no mesmo sonho. Veja abaixo os orixás que podem ter aparecido junto de Ogum.

Sonhar com Ogum e Iemanjá

Cuidado. Pense com muita atenção se você está agindo de forma correta.

Se você está temeroso de alguma decisão ou ação que está fazendo, isso já é um sinal de que não parece ser algo muito bom. Seja no sentido ético ou de ser algo que você não está pronto para lidar.

😴💤🕯️ Confira o significado para sonhar com Iemanjá.

Sonhar com Ogum e Oxum

Esse é um bom sonho mas que te dá um alerta.

Sonhar com esses dois orixás mostra que você parece estar pronto para assumir os seus sonhos. No entanto, a vida, ou outras pessoas, estão se mostrando empecilhos na sua vida e você não sabe o que fazer.

Não deixe que essas coisas afetem você e firme sua cabeça. Não tenha medo de insistir em seus sonhos, se realmente achar que eles fazem sentido.

Sonhar com Ogum e Iansã

Sonhar com Ogum e Iansã

Você gostaria de deixar mais claro aquilo que pensa mas ainda existe uma insegurança criada pelo medo.

Reflita profundamente pois a solução para seus problemas e conflitos certamente estão dentro de si.

Sonhar com Ogum e Xangô

Sonhar com esses dois guerreiros, que no entanto não se davam muito bem, mostra que deve ter um problema em sua vida que está sendo causado por você mesmo.

Algo que está fazendo está lhe trazendo falta de estabilidade. Resolva seus conflitos para que se sinta confiante em suas ações. Tenha cuidado também com quem você deixa influenciar sua vida.

Sonhar com filho de Ogum

Esse sonho mostra que talvez você esteja querendo dar passos grandes demais e não está preparado para o que pode acontecer.

Tentar crescer e evoluir é importante e necessário, mas você precisa caminhar conforme aguenta. Tomar as próprias decisões é saudável, mas isso não significa que não possa ouvir conselhos e opiniões alheias.

Viu só como não há motivos para ter medo de se sonhar com Ogum? Para saber mais sobre sonhos com outros orixás, além de outras entidades do Umbanda confira os artigos relacionados abaixo.

Para mais sonhos e significados, veja nosso arquivo completo.

Até a próxima vez e tenham lindos sonhos! 👋

Quer compartilhar seu sonho com Ogum com a gente? Deixe o seu relato abaixo!