Skip to content
Significado dos Sonhos: Sonhar do A ao Z!

Sonhos Premonitórios

Acha que teve um sonho com seu futuro e chegou até aqui querendo descobrir como saber se o sonho é um aviso ou não? Hoje vamos tentar explicar o que significam os sonhos premonitórios e até onde podemos descobrir se eles podem chegar a decifrar o nosso futuro ou não. Você já sonhou alguma vez com alguma situação que depois acabou acontecendo?

Sonhos premonitórios não necessariamente são sempre um aviso. Um sonho premonitório pode lhe mostrar algo de seu futuro que não seja um alerta, como uma visão de você mesmo mais velho com sua família, por exemplo. Então, como saber se um sonho é um aviso? Principalmente quando o sonho te causar uma sensação de urgência, como se você quisesse parar ou modificar aquilo que está vendo.

sonhos premonitórios espiritismo

O mundo dos sonhos é muito diverso. Muitos entendem o sonhar como uma manifestação psíquica que nos mostra algo que está preso em nosso inconsciente, como um medo, um trauma ou uma vontade. Outros, entendem o sonho como uma mensagem do universo para lhe mostrar, ou avisar, de algo importante. Esses sonhos são os proféticos ou premonitórios. Mas será que sonhos premonitórios existem mesmo?

Para os espiritas eles são praticamente um fato. Sonhos premonitórios existem e são mensagens do além para a nossa vida. Dependendo do espírito ou entidade que lhe enviou essa mensagem, o sonho pode ser bom ou ruim. Você precisa distinguir, baseado em sua sensação, se é algo que você precisa mudar em sua vida ou se era apenas uma bênção.

Já a ciência, que estuda sonhos até hoje, coloca esses “avisos” como uma forma de nossa mente se preparar para algumas situações. Por exemplo, se estamos com medo de perder um ente querido, nossos sonhos podem apresentar alguma cena onde você lida com o luto. Dessa forma, se realmente vir a acontecer, você já vivenciou essa experiência antes. Da mesma forma essa simulação serve para medos e desejos.

Além disso, atualmente, nós desejamos tantas coisas e tão diferentes que nossa mente mal consegue processar as informações, nos povoando dos mais diversos sonhos, com sentidos e sem sentidos, longos ou cursos, únicos ou recorrentes.

No passado distante, onde muitas vezes o único desejo era o de sobreviver, rezam as lendas que existiam grandes videntes que podiam interpretar sonhos ou transmitir mensagens dos céus. Porém, a quantidade de pessoas e o menor número de desejos que existia nessa época deveriam ser fundamentais para acontecer esse tipo de experiência, levando em conta sua crença de que existiram.

O que é sonho profético ou sonhos premonitórios?

O que é sonho profético ou sonhos premonitórios?

Em um sonho profético, você vê o futuro através de seu sonho. É difícil determinar se um sonho é profético, porque só podemos confirmar tal sonho após ele ter ocorrido. Mesmo assim, só ouvimos as histórias de sucesso. Há também outros que não se tornam realidade. Assim, o sonho profético pode ser apenas mera coincidência.

No mundo da ciência, acredita-se que os poderes psíquicos não existem. Cientistas racionalizam que os sonhos podem acabar se realizando por vontade sua, que o toma como uma profecia e começa a trabalhar para que aconteça. Isso faz com que ele se torne realidade.

Outro argumento é que você pode ter uma tendência a auto editar o seu sonho para coincidir com o resultado. Então, supondo que você sonhe com algo que seja um desejo seu, pode acabar fazendo com que essa vontade se realize no sonho e, quando acorda, entende que isso foi um sinal para investir nesse desejo. Como os sonhos são facilmente esquecidos, a memória do sonho pode não ser precisa.

Outra teoria é que seu inconsciente é capaz de juntar pedaços de informações em um sonho mais rápido do que sua mente consciente. Sua mente é capaz de ver o que vai acontecer com base em informações que já foram coletadas. Logo, ele faz uma demonstração do que pode acontecer com base no material que você tem a respeito daquele assunto.

Sonhos Premonitórios

Ter um sonho profético sugere também que você pode estar sofrendo de ansiedade e que você está expressando um desejo de certeza no futuro. Você está buscando em seu sonho ajuda para tomar uma decisão importante ou para se assegurar de estar no caminho certo.

Ainda assim, há pessoas que tem sonhos que realmente podem prever ou predizer o futuro. Os sonhos premonitórios estão ligados a grandes catástrofes, guerras, assassinatos, acidentes, números da loteria ou até mesmo com o resultados de algumas partidas esportivas.

Alguns sonhos premonitórios estão ligados a história e até mesmo ajudaram a solucionar crimes. Por exemplo, Abraham Lincoln disse ter sonhado com o seu próprio corpo deitado em um caixão duas semanas antes de ser assassinado. O engenheiro britânico, John Dunne sonhou com a erupção de um vulcão na França que se tornou realidade.

Como saber se um sonho é premonitório ou não?

Sonhos premonitórios podem ter vários meios de apresentação. Inclusive podem vir disfarçados de sonhos comuns. Por exemplo, sonhar que cai de uma escada pode ser algo que aparenta ser bobo, no entanto isso pode ser um aviso para tomar cuidado com várias situações, como, até mesmo, pessoas querendo te derrubar.

Se em sua casa, ou em seu caminho, você passa por uma escada, vale a pena fazer esse trajeto com mais cuidado. No entanto, é também preciso avaliar qual é seu nível de medo sobre esse acontecimento. Qual sentido de cair para você? Você tem pânico de perder o emprego ou a estabilidade financeira? Quem sabe amorosa? Tudo isso pode vir disfarçado de uma simples queda.

Por isso devemos sempre avaliar o sonho como um todo e explorar todas as possibilidades. Afinal, ainda que ele não seja um sonho profético, pode ser um importante aviso sobre algo que te assusta.

Como saber se um sonho é premonitório ou não?

Também, para entender o que é um sonho profético é preciso um pouco de fé. Uma pessoa cética dificilmente perderá tempo tentando achar alguma mensagem do além em seu sonho. Então, se teve uma sensação entranha quando acordou, pode muito bem ser sua intuição lhe dizendo que é bom acreditar naquele sonho.

Ainda, existem estudos da física que entendem o tempo como uma coisa só. Por tanto, embora você só tenha consciência do presente, estaria vivendo simultaneamente com se passado e futuro. Assim, quando sonha, você se conecta com a memória dessas suas versões.

Por tudo isso é difícil bater o martelo sobre como identificar um sonho premonitório ou não, mas, existem alguns fatores que podem ser levados em conta para tomar essa decisão:

Vivacidade do sonho – o sonho parecia tão real que você chega a confundir com uma lembrança;

Repetição – é um sonho que você já teve outras vezes?

Experiências anteriores – você já sonhou antes com algo que depois aconteceu? Como sonhar com um velho amigo e de repente ele ligar?

Sonho coletivo – outra pessoa teve o mesmo sonho que você?

Como saber se o sonho é um aviso?

Existem diversos entendimentos sobre sonhos que são avisos, podendo separar sonhos como puros ou maléficos. Sonhos que tocam o coração e nos fazem sentir elevados seriam sonhos enviados por Deus, enquanto aqueles em que nos assustamos ou tentamos realizar desejos incorretos seriam enviados pelas energias ruins.

Diferenciar os sonhos que parecem lhe dizer algo e aqueles que não parecem fazer sentido também é uma forma de como saber se o sonho é um aviso.

Sonhos podem nos alertar sobre algo que devemos tomar cuidado em relação ao nosso comportamento, como o tipo de relação que temos com algumas pessoa, da mesma forma como pode nos avisar de algo no futuro que nos aguarda.

No entanto, muitas vezes o aviso que nossos sonhos trazem não são ligados ao nosso destino, mas sim sobre algo que mesmo nosso consciente já percebeu ou a algo do passado, como um trauma, que precisa ser tratado.

Agora, se o seu passado não está em jogo, talvez seu sonho seja sobre sonhar com o futuro.

O que significa sonhar com o futuro?

O que significa sonhar com o futuro?

Sonhar com o futuro pode realmente ser uma previsão do que a vida lhe reserva ou pode ser simplesmente um profundo desejo seu do que você gostaria de viver em sua vida. Existem alguns tipos comuns de sonhos com o futuro. Veja abaixo.

Sonhar com uma vidente prevendo meu futuro

Videntes são pessoas que, além de ajudar a prever o futuro, também pode interpretar sonhos e entender as mensagens que eles estão querendo lhe trazer.

Sonhar com vidente mostra que você se sente um pouco inseguro em suas decisões e queria algum sinal que lhe desse uma resposta de que caminho seguir.

Por isso, se sonhou com uma vidente prevendo seu futuro, entenda que tudo tem um tempo certo para acontecer e que você não pode desejar que uma resposta pronta apareça. Percorra seu caminho com fé que está fazendo o correto e aguarde o desfecho dos acontecimentos.

😴💤Talvez tenha interesse em consultar os significados para: Sonhar com Cartomante.

Sonhar com um futuro desagradável, ruim ou sombrio

Apesar do sonho não ser proveitoso, o seu significado pode ser.

Um sonho desses pode ajudá-lo a se preparar para o futuro, de uma forma que os problemas não o afetarão da mesma forma que no sonho. Por tanto, tenha calma pois nem tudo é ruim como parece.

Sonhar com um futuro feliz ou brilhante

Quando sonhamos estamos livres para manifestar nossas vontades e sentimentos mais profundos. É nos sonhos que por vezes deixamos nossa raiva falar mais alto e matar uma pessoa que temos sentimentos ruins na vida real. Da mesma forma, sonhar que está feliz ou com um futuro feliz mostra que você tem sentimentos alegres dentro de si e que está pronto para deixá-los aparecer.

Além de mostrar que realmente você tem condições de um futuro feliz, esse sonho fala que você é capaz de construir isso. Permita-se sentir a alegria.

Sonhar com estar sozinho no futuro

Qual a relação que você tem hoje com as pessoas ao seu redor? Você teve brigas ou desentendimentos? Está afastado de alguém que gosta? Pois esse sonho lhe mostra que seu sonho sonho pode demonstrar um medo, ou insegurança, reais de que isso aconteça. Isso pode mostrar que ou você se sente de lado, ou que você realmente se afastou de pessoas e agora não sabe como voltar .

Que tal tentar se resolver enquanto pode?

Sonhar em conhecer seu futuro parceiro

Sonhar em encontrar um amor lhe avisa de seu desejo enorme de ter alguém que lhe ame. Talvez esse desejo esteja atrapalhando sua procura pela sua metade pois sua ansiedade pode acabar fazendo com que você ache que todos que encontra podem ser essa pessoa especial.

É necessário um pouco mais de paciência e discernimento para saber realmente o que procura.

Sonhar com ter uma família no futuro

Sonhar com família lhe avisa sobre o desejo de conhecer alguém para dividir a vida e seus sonhos e, assim, construir algo juntos. No seu sonho existia uma pessoa ao seu lado? Alguém que você talvez deseje em sua vida real? Nesse caso, talvez realmente você possa ter um futuro com ele. Se não, entenda isso como um sinal de que talvez apareça alguém para você.

Sonhe com seu futuro filho parecido com você

Esse sonho fala sobre seu receio de que seu filho possa cometer os mesmos erros que você no passado.

Ainda que não tenha filhos, você se sente culpado por algumas coisas que fez e esse pensamento de persegue em todos os setores da sua vida.
Entenda que todos erramos e o importante é aprendermos com eles e não cometermos de novo.

Sonhe com um futuro sobrenatural

Teve um sonho com futuro que foge do comum? Como uma guerra, apocalipse, zumbis, monstros ou outras coisas fantástica? Pois saiba que isso mostra que você deseja algo diferente em sua vida. Algo fora do lugar comum e da rotina.

😴💤Talvez tenha interesse em consultar os significados para: Sonhar com apocalipse.

Pense em atividades diferentes que possa fazer mas cuidado, não se perca em fantasias. Entenda que a vida real muitas vezes é rotineira, mas não quer dizer que tenha que ser chata. Procure o que te faz bem.

Sonhar com viagens no tempo

Sonhar com viagens no tempo

Presente em vários filmes, parte do imaginário popular e também estudado pela ciência, a viagem no tempo é um desejo há séculos. A possibilidade de conhecer o futuro ou de concertar algo do passado sempre agrada a todos.

No entanto, esse sonho mostra que talvez você não esteja conseguindo aceitar algo em sua vida, talvez algo que você fez, e gostaria de poder consertar. No entanto, talvez não seja mais possível.

Embora o que foi feito não posa ser desfeito, talvez seja possível pedir desculpas.

Enfrente seus problemas e não fuja da realidade.

Além disso, cuidado com a quantidade de sonhos que você tem pois é necessário ter o pé no chão. Sonhar é bom, mas existe hora para isso. Além disso, se é possível tornar esse sonho realidade, tente fazê-lo.

Para mais sonhos e significados, veja nosso arquivo completo.

Até a próxima vez e tenham lindos sonhos! 👋

Quer compartilhar seu sonho com a gente? Deixe o seu relato abaixo!